Alimentação Saudável

Pirâmide Alimentar

 

Com a adoção de novos estilos de vida devido à ocorrência de uma sociedade moderna e apresada, vem crescendo o consumo de alimentos de rápida preparação. Porém, a maioria deles são ricos em gorduras, sódio e açucares, que em excesso fazem mal ao nosso organismo causando inúmeras doenças, entre elas a obesidade, a hipertensão e o diabetes respectivamente. Sendo assim, fica claro que a alimentação inadequada é fator de morbidades e pelas complicações pode causar morte.

No entanto, existem maneiras de ser ter uma boa saúde mesmo com a correria do dia a dia. Para isso seu corpo necessita de um equilíbrio certo dos nutrientes carboidratos, lipídios e proteínas, assim como de vitaminas e minerais, que em conjunto compõem uma alimentação saudável.

A alimentação saudável, de modo geral, deve favorecer o deslocamento do consumo de alimentos pouco saudáveis para alimentos mais saudáveis, respeitando a identidade cultural e alimentar da população.

Existe a necessidade de se comer uma variedade de alimentos diferentes para que assim você consiga os nutrientes que precisa, mas com moderação, nada de excesso nem de restrição, assim terá um equilíbrio para o perfeito desenvolvimento do organismo. Esses são os três pilares da pirâmide alimentar, variedade, moderação e equilíbrio.

Dicas para uma alimentação saudável:

 

Giselle Siqueira - Nutricionista



LEIA TAMBÉM OUTRAS DICAS DE SAÚDE